Justiça

Publicada em 04/10/19 às 16:13h - 11 visualizações
TSE cassa mandatos de prefeito e vice-prefeita de Bela Vista do Maranhão
Os ministros consideraram abuso de poder político e conduta vedada a agente público na Eleição de 2016.

Rádio Progresso Fm 87,9 de Igarapé do Meio - MA


 (Foto: Rádio Progresso Fm 87,9 de Igarapé do Meio - MA)

A Corte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou, por unanimidade, pela cassação dos mandatos do prefeito de Bela Vista do Maranhão, Orias de Oliveira Mendes (PCdoB), e de sua vice, Vanusa Santos Moraes (MDB). Os ministros consideraram abuso de poder político e conduta vedada a agente público na Eleição de 2016.

A votação também impôs inelegibilidade de oito anos e multa de R$ 5 mil aos condenados, solicitando também que, após decisão ser publicada, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) convoque novas eleições.

No julgamento do recurso ajuizado pelos políticos contra a condenação, o Plenário acompanhou o voto do relator, ministro Sérgio Banhos, que rejeitou as preliminares jurídicas e os argumentos da defesa dos candidatos. De acordo com magistrado, a Corte Regional verificou que o candidato à reeleição desequilibrou a igualdade na disputa eleitoral ao utilizar a máquina municipal na contratação temporária de pessoas para a Prefeitura, sem realizar processo seletivo simplificado ou concurso público. A irregularidade teria sido cometida de julho a agosto de 2016, em período proibido pelo inciso V do artigo 73 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97).

Em seu voto, o ministro Sérgio Banhos ressaltou que o TRE constatou que a conduta praticada pelo prefeito, responsável pelas nomeações, não observou as exigências legais que somente permitem a contratação de servidores por tempo determinado em situações de excepcional interesse público e para assegurar a manutenção de serviços de caráter essencial.

Segundo o relator, a Corte Regional considerou que as contratações de servidores temporários pela Prefeitura, na falta de lei municipal específica para respaldar tal conduta e sem qualquer processo seletivo, “estavam, sim, eivadas de manifesta ilegalidade”.

Em julho de 2018, o TRE maranhense rejeitou um recurso do prefeito reeleito e de sua vice e confirmou a condenação dos candidatos, proferida na sentença do juízo eleitoral de primeira instância. Nela, o juiz julgou procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) apresentada por José Augusto Veloso Filho contra o seu adversário na disputa.

De acordo com a Corte Regional, a contratação de pessoal temporário pelo município de Bela Vista do Maranhão – para substituir servidores afastados por licença paternidade, para concorrer ao próprio pleito ou para tratamento de saúde, entre outros motivos alegados – não se enquadra nas hipóteses legais previstas no artigo 2ª da Lei nº 8.745/1993, que trata das contratações por tempo determinado em casos excepcionais.

Ao desprover o recurso apresentado pelos candidatos cassados, o ministro Sérgio Banhos afirmou que as situações informadas pela Prefeitura, que teriam motivado tais contratações, evidenciam fatos corriqueiros na Administração Pública, “que não podem justificar a admissão irrestrita de servidores temporários, ainda mais no período crítico do ano eleitoral”.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Diretoria 98 99602-0170, Rádio 98 98751-7846 Contato Extra 98 98727-4386

Hora Certa

No Ar
PROGRESSO FM 87,9 com Rádio Progresso Fm
Peça sua Música

  • markos abreu
    Cidade: IGARAPE DO MEIO
    Música: o que é amor pra você: Marília Mendonça
  • adriano
    Cidade: lucas do rio verde MT
    Música: PONTO DE PARTIDA ,,MACIA FELIPE
  • francisco
    Cidade: lucas do rio verde
    Música: vivendo e aprendendo
  • valdiney pereira nunes
    Cidade: igarapé do meio
    Música: playboy fazendeiro do forró sacode
  • antonio
    Cidade: riberao preto sp
    Música: avioes do forro um das novas
  • CLEMILSON MARCHÃO
    Cidade: SALVADOR-BAHIA
    Música: VENTO NO LITORAL-LEGIAO URBANA
Top Música
1
Escreve aí (Ao vivo)
Luan Santana
2
Dez minutos longe de você
Victor & Leo part. Henrique & Juliano
3
Os anjos cantam
Jorge & Mateus
4
Mudando de assunto (Ao vivo)
Henrique & Juliano
5
O defensor
Zezé di Camargo & Luciano
Publicidade Lateral
Estatísticas
Visitas: 463270 Usuários Online: 54


Bate Papo

Digite seu NOME:


Parceiros

https://www.radios.com.br/aovivo/radio-progresso-879-fm/51681
Copyright (c) 2019 - Rádio Progresso Fm 87,9 de Igarapé do Meio - MA - Todos os direitos reservados